Quando você quer encontrar um restaurante para comemorar uma
data especial, ou então comparar preços de um produto pelo qual se interessou, onde
você pesquisa? Se sua resposta foi “Google”, você é como 96% dos brasileiros. Mas
já parou para pensar em como sua empresa aparece no Google, ou mesmo se ela
está lá?
Há anos o Google é o principal meio de pesquisa usado pelos
brasileiros, mas ainda assim, muitos gestores não se preocupam em trabalhar
para que os clientes encontrem sua empresa e
produtos facilmente na internet. Há inclusive empresas que sequer são encontradas no Google.
“Isso é mais comum com micro empresas, já que muitas vezes o
empreendedor não sabe como se posicionar bem na internet. Mas com um bom
trabalho de marketing digital é possível fazer com que mesmo os menores
negócios se destaquem nos sites de busca”, afirma a especialista em publicidade
digital e diretora da Petit Comunicação, Larissa Knaipp.
Atenção disputada
Conseguir a atenção do cliente na internet não é tão fácil
assim. Não basta apenas a sua marca estar no Google, ela precisa estar no topo
das buscas, já que 94% dos usuários não vão para a segunda página dos
resultados de pesquisa, segundo dados do próprio Google.
Na verdade a maioria só olha para os três primeiros
resultados da busca. Para exemplificar a diferença de cliques na primeira
página do Google, enquanto o primeiro colocado tem mais de 32% dos cliques, o
décimo – que é a última posição da página principal – fica só com 2,4% dos
cliques.
Caminhe para o topo
Caminhar em direção ao topo das buscas trará à sua marca
muito mais credibilidade e aumentará as chances de conquistar seu público.
Para estar nas primeiras posições do Google é preciso um
conjunto de tarefas: ter um site bem construído e otimizado, criar conteúdo
relevante, atualizar suas páginas com frequência, associar sua marca à palavras-chave
digitadas pelos usuários, usando o chamado “SEO” (Search Engine Optimization).
Também é possível usar mecanismos pagos para isso, como
anúncios e links patrocinados.
“As estratégias de marketing digital são necessárias para atrair,
conectar e informar o consumidor sobre as novidades da marca. No mundo hiperconectado
as empresas precisam adaptar sua comunicação à novas ferramentas para se conectarem
com clientes perto de sua empresa ou do outro lado do mundo”, finaliza Larissa
Knaipp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário