terça-feira, 19 de julho de 2016

Identidade visual: a primeira impressão da sua marca

“A primeira impressão é a que fica” diz a sabedoria popular, mas quando se tratam de empresas como é possível causar uma boa impressão ao público já no primeiro contato com a marca? O design é uma das principais formas de gerar a tão desejada empatia.

Para todas as empresas, seja de qual for o segmento e o tamanho, ter uma identidade visual bem feita é fundamental para fortalecer a marca, diferenciá-la dos concorrentes, passar mais credibilidade e profissionalismo.

A criação do logotipo é o primeiro passo para criar essa identidade. A partir da composição de cores, formas e elementos, o logotipo deverá traduzir visualmente a personalidade da empresa, de modo que a marca cause uma identificação com o público e seja lembrada por ele.

Em poucas palavras, o logotipo é como a assinatura da sua empresa, e será usado em todos os seus canais de divulgação e materiais de comunicação – como cartão de visitas, envelopes, folders, banners, placas e etc.

É importante lembrar que assim como um logotipo criativo e bem construído pode atrair novos clientes, um logo ruim também pode afastá-los. Um exemplo disso é o caso da marca de leite Mumu, que ao renovar sua identidade visual aumentou sua participação no mercado de 1% para 17% em somente um mês – segundo dados da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

“Há alguns anos o design era visto pelas empresas como um investimento desnecessário, mas estudos comprovam que ele é uma ferramenta essencial para melhorar a forma como o público vê a marca, e para trazer a ela mais credibilidade. Isso se aplica não só a empresas, mas também aos profissionais liberais”, esclarece a diretora da Petit Comunicação, Larissa Knaipp.


Para ter um resultado efetivo, a identidade visual exige um extenso trabalho de pesquisa, criação e implementação, que deve ser feito por profissionais especializados na área. A Petit Comunicação desenvolve diversas soluções para criar uma identidade visual de acordo com o perfil da sua empresa, contate-nos hoje mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário