É fato, o brasileiros estão cada dia mais conectados nas
mídias sociais. Para sermos mais exatos, nosso país é o maior usuário de redes
sociais do continente, com mais de 93 milhões de usuários registrados até 2016,
segundo a revista Forbes. Mas como saber qual mídia usar para divulgar sua
empresa em 2017?
Quando se fala em mídias sociais logo vem em mente o
Facebook, uma das redes mais usadas no mundo, com mais de 1,7 bilhão de
usuários ativos mensais. Mas apesar de o Facebook se manter no topo das redes, é
preciso olhar atentamente para outros canais e descobrir em qual deles o seu
público está.
Algumas das principais mídias sociais hoje são o Facebook,
Twitter, Instagram, Linkedin e Pinterest. Mas de acordo com um estudo da Kantar
Ibope Media, o dinamismo de mídias como o Snapchat são uma das principais
tendências para 2017.
Com uma proposta mais imediatista e dinâmica nas postagens –
com a publicação de vídeos disponíveis para visualização por até 24h –, o
Snapchat impressiona não só pelo crescimento de usuários, mas pelo número de
engajamento com a mídia. A rede tem um público mais jovem, principalmente entre
18 e 24 anos, mas o número de usuários com até 65 anos também vem crescendo.
Seguindo essa mesma linha, o Instagram também está ganhando
mais espaço entre os brasileiros. O número de usuários saltou de 55% para 75%
desde 2015, segundo pesquisa da Connected Life.
Influenciadores
Com o crescimento das redes, o aumento das parcerias entre
marcas e influenciadores digitais também é uma tendência para esse ano.
Apostando nas experiências coletivas dos consumidores e fãs
que seguem a marca, as empresas estão cada vez mais apostando em celebridades e
influenciadores digitais para passar sua mensagem, avaliar seus produtos e transmitir
confiança ao público.
O importante é se
conectar
Atuar nas mídias sociais é uma necessidade para as empresas
que buscam melhores resultados. Como existem vários tipos de canais, os empreendedores
precisam verificar qual deles concentra o seu público alvo, e apostar nele.
“É importante lembrar que cada mídia social requer uma
abordagem individual e a criação de conteúdo específico para o seu perfil. Acredito
que, com a tendência de crescimento das mídias registrado nos últimos anos,
elas tendem a se tornar a principal estratégia de marketing digital para as
empresas”, destaca a especialista em publicidade digital, Larissa Knaipp.
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