Cada vez mais os consumidores estão conectados à internet, e
com o avanço das tecnologias, antigos hábitos de consumo estão sendo
modificados. Por isso, as empresas também precisam se modernizar e atuar com
seu público no ambiente digital.
Com os diversos canais de comunicação online — como blogs, redes
sociais e sites —, os consumidores transformaram seu modo de interagir no
processo antes, durante e após a compra.
Essa transformação aumenta junto com a popularização da
internet. 95,4 milhões de brasileiros têm acesso à internet, mais da metade da
população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) divulgados no início do ano.
“Além do grande
número de consumidores conectados, as pessoas gastam cada vez mais tempo online.
Mas as empresas estão apenas começando a se conscientizar sobre a importância da
atuação digital e poucas investem nisso. Por isso ajudamos os pequenos negócios
a usarem as tecnologias à seu favor, tornando sua marca mais conhecida e até
aumentando a lucratividade”, destaca a especialista em publicidade digital e
diretora da Petit Comunicação, Larissa Knaipp.
Mais informados
Hoje a maioria dos
consumidores busca informações sobre a empresa ou o produto que está
interessado antes de efetivar a compra.
É comum os consumidores compararem preços na internet,
procurarem a opinião de outros compradores, pesquisarem a reputação da empresa,
reclamações, e inclusive analisar marcas concorrentes.
Além disso, os consumidores expressam publicamente suas
críticas em relação à marca na internet, sejam elas positivas ou negativas, o
que pode influenciar as pessoas de sua rede e interferir na imagem da empresa.
O que fazer?
Nesse novo cenário, as empresas não podem apenas estar na
internet. Elas precisam desenvolver estratégias de comunicação online para
atrair o público, informá-lo, e fazer com que ele crie um relacionamento com a
marca.
Isso envolve a criação de um site atrativo, publicação frequente
de conteúdo relevante, usar as mídias sociais a seu favor e analisar quais os melhores
canais para se aproximar de seus consumidores.
Para ter uma comunicação eficiente na internet, a Petit
Comunicação faz uma análise para identificar em quais canais está seu
público-alvo, planeja e executa todo processo de comunicação para fortalecer
sua marca no ambiente digital.
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